Hemepar de Paranaguá é interditado após vistoria da Vigilância Sanitária

Kelly Frizo - BandNews FM Curitiba


O fechamento provisório da unidade do Hemepar, em Paranaguá, tem obrigado os doadores da cidade a se deslocar a Curitiba para poderem doar sangue. Uma vistoria de rotina da Vigilância Sanitária, em novembro do ano passado, em conjunto, com a secretaria municipal de Saúde identificou pontos críticos no controle da cadeia de doação e transfusão de sangue.

Segundo o diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu, a situação representava alguns riscos que potencialmente comprometeriam a qualidade do sangue.

Inicialmente, foram identificadas a necessidade de qualificação e revisão de procedimentos dos 25 servidores, entre médicos e auxiliares administrativos, e instalação de novos equipamentos, como refrigeradores, condicionadores de sangue e centrífugas. O diretor da 1ª Regional de Saúde esclarece que assumiu a função há um mês e agora foi cumprida a interdição cautelar para revisão dos processos e garantir segurança dos procedimentos.

Segundo ele, em período anterior ao fechamento não houve riscos aos doadores. “Nós não temos evidência que qualquer sangue dessa unidade tenha causas o mal a qualquer pessoal. O sangue doado continua tendo segurança. O que vimos é que a não tomada de providências poderia nos levar a incorporar alguns riscos a processos de coleta e doação de sangue”, explica José Carlos de Abreu.

A unidade está aberta, mas não oferece o serviço de coleta de sangue. Os doadores que quiserem fazer a doação devem Hemepar, em Curitiba. Nestes casos a secretaria de Saúde disponibiliza transporte para grupos agendados.

“Temos a expectativa de estar funcionando em uma semana funcionando, nós fizemos um reagendamento dessas pessoas. Claro que o deslocamento é um transtorno para a secretaria, que tem que levar para Curitiba, e para os doadores que aqui vem. Acredito que até o final da próxima semana essa situação estará regularizada aqui no litoral”, garante o diretor.

Atualmente, a transfusão de sangue nos hospitais da região chega a uma média de 300 bolsas de sangue/mês. José Carlos de Abreu conta que essa demanda é suprida pelos doadores e há estoque suficiente na unidade, em Paranaguá.

Os interessados em fazem a doação no Hemepar, em Curitiba, devem entrar em contato com a unidade de Paranaguá para o agendamento do transporte, pelo telefone 3420-6663. A previsão é que o Hemepar, em Paranaguá volte a atender normalmente na próxima semana.

Previous ArticleNext Article