Hemepar tem horário especial para doação de sangue neste fim de ano

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


Nos feriados de fim de ano, as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) que realizam a coleta de sangue estarão com horários diferenciados.

Entra as festas de Natal e Ano Novo, de acordo com o Hemepar, diminui o número de doadores de sangue, e para que não haja falta nos estoques algumas unidades do órgão vão abrir aos sábados e outras ampliarão o horário de funcionamento até as 21h.

Em Curitiba, o horário para a coleta no Hemepar será das 7h30 às 18h. O Hemepar reforça que a doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há um substituto para o sangue.

Para ser doador de sangue basta estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos; pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial com foto.

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a cura; diarreia: aguardar sete dias após a cura; durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana; amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem nos últimos 12 meses; piercing nos últimos 12 meses; tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias; situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses) e outras situações a serem avaliadas.

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

Hepatite viral após os 10 anos de idade; diabetes insulinodependente; epilepsia ou convulsão; hanseníase; doença renal crônica; antecedentes de neoplasias (câncer); antecedentes de acidente vascular cerebral (derrame); evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (Vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e doença de chagas.

O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. Mais informações sobre as doações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3281-4000.

Previous ArticleNext Article