
Maringá não vai receber pacientes de cidades que não aderiram restrições, diz prefeito
Redação
01 de março de 2021, 08:05
O Zoológico de Cascavel, na região oeste do Paraná, entregou bombas de infusão para o Hospital Municipal de Retaguarda A..
Redação - 01 de março de 2021, 08:20
O Zoológico de Cascavel, na região oeste do Paraná, entregou bombas de infusão para o Hospital Municipal de Retaguarda Allan Brame Pinho tratar pacientes infectados pela Covid-19.
Neste domingo (28), a ocupação de leitos exclusivos de UTI/SUS para covid-19 em adultos na macrorregião oeste do Paraná chegou a 98%. De acordo com o último boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), a região dispunha, ao final do dia, apenas quatro leitos disponíveis. A taxa de ocupação é a maior do Estado.
Na última semana, a direção do hospital pediu à Prefeitura de Cascavel a autorização para o uso dos equipamentos dos animais do zoológico no tratamento dos pacientes com Covid-19.
As bombas de infusão são usadas para auxiliar na aplicação de nutrientes e medicamentos em quantidades controladas no corpo de um paciente. Para a Tarobá News, o diretor-geral do hospital, Lísias Tomé, disse que recebeu nove equipamentos, que já são usadas por alguns pacientes.
O Hospital Municipal de Retaguarda Allan Brame Pinho informou que também estuda usar os ventiladores do zoológico em pacientes infectados pela Covid-19.
Nesta segunda-feira (1°), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) emitiu uma nota informando que estão "muito próximo do limite, mas ainda há respiradores disponíveis". Também disse que os ventiladores de uso veterinário são homologados e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para seres humanos.