Covid-19: HU de Londrina abre mais 32 leitos de UTI para pacientes com coronavírus

Redação

leitos de uti, leito de uti, hu, hospital universitário, hu de londrina, governo do paraná, sesa, secretaria de estado da saúde, coronavírus, covid-19

O HU (Hospital Universitário) de Londrina abriu nesta segunda-feira mais 32 leitos de UTI exclusivos para pacientes como o novo coronavírus (Covid-19). O hospital pertence ao governo do Paraná e é administrado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Além disso, o HU de Londrina também abriu nesta segunda-feira (20) mais 25 leitos de enfermaria. Assim, a oferta de leitos de UTI passa de 48 para 80; enquanto isso, as vagas em enfermarias passam de 96 para 121.

Conforme o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a abertura emergencial de novos leitos tem o objetivo de diminuir a taxa de ocupação da rede pública, que já é crítica em algumas regiões do estado.

“Com o constante aumento de casos de Covid, temos até agora pela manhã uma ocupação de 83% entre as UTIs do HU. Logo após a liberação desses novos leitos, essa taxa ficará em 51%”, afirmou Beto Preto.

O HU de Londrina atende 97 municípios da região norte do Paraná. O complexo iniciou a pandemia, em março, com 28 leitos de UTI disponíveis para Covid-19. Anteriormente, a unidade já havia aberto 20 vagas novas.

Posteriormente, a nova estrutura do hospital servirá como a nova maternidade do HU. Conforme o Governo do Paraná, a estrutura tem 5 mil m², em três pavimentos, com um total de 120 leitos.

“Importa dizer que não basta ampliar leitos, é preciso de pessoas qualificadas para atuar nesse tipo de serviço. E já estamos com profissionais em falta”, alertou o secretário estadual, em referência à Covid-19.

COVID-19: NOVOS LEITOS DE UTI NO PARANÁ

O Governo do Paraná alega que a intenção era abrir mais leitos de UTI do que, de fato, conseguiu entregar. Conforme o Palácio Iguaçu, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) esbarra na falta de médicos intensivistas qualificados para administrar os setores de alta complexidade.

Nesse contexto, a Sesa reforçou a necessidade de manter o distanciamento social e o isolamento domiciliar que, por enquanto, são as únicas ferramentas eficientes para frear o contágio pelo coronavírus.

Além do HU em Londrina, mais dois hospitais estaduais vão abrir vagas de UTI para Covid-19 neste semana. Na quinta-feira (23) devem ser entregues 34 leitos no Hospital de Reabilitação (Curitiba) e 20 leitos no Hospital Regional de Guarapuava.

Previous ArticleNext Article