Igrejas podem reabrir nesta segunda-feira (7) com 30% da capacidade

Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


Igrejas, templos e demais casas de oração estão autorizadas a reabrir a partir desta segunda-feira (7), de acordo com o último decreto (1.640/2020) publicado pela Prefeitura de Curitiba.

A norma, publicada na última sexta-feira (4) estabeleceu que os responsáveis deverão observar a ocupação máxima de 30% dos locais, e cita a necessidade de observação das normas específicas da Secretaria de Estado da Saúde publicadas na resolução 1.434, de 3 de dezembro de 2020.

A resolução, é voltada exclusivamente às normas de funcionamento de atividades religiosas de qualquer natureza.

Pela publicação, para que seja garantido o afastamento físico nos espaços destinados à celebração de cultos religiosos, os responsáveis deverão respeitar além da capacidade de lotação em 30%, a maneira como devem ser dispostos bancos e cadeiras, para garantir o afastamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

A resolução diz ainda que antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas, devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros.

A recomendação ainda determina o uso de máscara por todos os presentes nas celebrações, a instalação de cartazes informativos sobre a doença, a disponibilização de álcool 70% em locais estratégicos, o bloqueio de locais onde haja água beta ou similares entre outras.

A resolução tem 34 itens e detalha todas as normas de funcionamento para as celebrações. Por fim, destaca o documento que o nome do responsável pela instituição deve estar afixado em local visível, e este será o responsável legal e sanitário pela celebração.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="732840" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]