Incêndio atinge Parque Nacional de Ilha Grande, na divisa entre PR, MT e MS

Vinicius Cordeiro

incêndio parque nacional de ilha grande paraná

O Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG) sofre com um incêndio de grandes proporções desde a noite da última terça-feira (17). Brigadistas tentam controlar as chamas no parque que fica rodeado pelo Rio Paraná e fica na divisa entre os estados do Paraná, Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Ao todo, o PNIG conta com 76.033,12 hectares, mas ainda não há estimativa sobre a área atingida pelas chamas.

Os indícios apontam que foi provocado por ação humana e não natural, apesar da onda de calor registrada no Paraná nesta semana. A informação é de Tersio Abel, chefe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do parque, e repassada pela Prefeitura de Guaíra, cidade do oeste paranaense. Segundo ele, o incêndio teve início na ponta da área, com propagação contra o vento e em direção ao norte e a palha age como combustível para o fogo. Contudo,

Neste momento, 34 brigadistas realizaram um aceiro, ou seja, a limpeza da superfície para evitar a propagação de possível queimada, na lagoa Jatobá, e estavam prestes a finalizar o aceiro na lagoa Saraiva, escolhido para dar foco no combate.

Nayara Raposo, secretária executiva do CORIPA (Consórcio Intermunicipal para Proteção dos Remanescentes do Rio Paraná), a localização dos focos do incêndio dificulta o trabalho dos brigadistas. “O local atual onde o fogo se encontra, infelizmente, não há possibilidade de combate direto. Seria desumano colocar as pessoas lá sem nenhuma segurança”, conta.

Segundo ela, não foram encontrados/identificados animais mortos em decorrência do incêndio. No entanto, muitos foram encontrados agitados e em fuga do local. Órgãos de polícia também foram acionados pois foi confirmada a presença de caçadores na espreita em busca aos animais em fuga.

A exemplo disso, a prefeitura de Guaíra, no oeste do Paraná, compartilhou um vídeo em que um veado é flagrado na mata se afastando da região do incêndio. Assista:

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="784391" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]