Depois de 11 dias, incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande é controlado

CBN Curitiba

Incêndio em Ilha Grade completa 11 dia se é controlado

incêndio que queimou mais de 60% da vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no noroeste do Paraná, está controlado segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo começou há onze dias e queimou 47 mil hectares.

A informação de que o incêndio foi contido, foi passada pelo biólogo Erick Caldas Xavier, do escritório regional do ICMbio em Umuarama, em entrevista à CBN Maringá.

Segundo Erick Xavier, o incêndio já estava praticamente controlado na segunda-feira (19), mas existia a possibilidade de que as chamas voltassem em focos isolados. A preocupação das equipes de combate ao incêndio era que o fogo atingissem propriedades próximas ao parque.

A continuidade no monitoramento se mostrou importante pois na tarde desta quarta-feira (21) foi identificado um novo foco de incêndio. As chamas foram controladas ainda na quarta-feira pelas equipes de monitoramento.

O biólogo lamentou que uma grande parte do parque tenha sido queimada, mas valorizou o trabalho das equipes de combate ao incêndio, que conseguiram controlar o fogo contra diversas adversidades.

As equipes tiveram dificuldade no combate às chamas devido aos fortes ventos que chegaram a 100km/h. Outro fator que dificultou a ação das equipes foi o tempo seco, com mais de 30 dias sem chuva na região.

Durante os mais de 10 dias de combate ao fogo, a equipe do ICMbio foi auxiliada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e voluntários da região.

Com informações da repórter Luciana Penha, da CBN Maringá

Previous ArticleNext Article