Indicação de condutor e recurso de multa podem ser feitos pela internet

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou uma ferramenta que permite que os motoristas façam a indicação d..

Francielly Azevedo - 05 de setembro de 2019, 07:38

Foto: AEN
Foto: AEN

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) lançou uma ferramenta que permite que os motoristas façam a indicação de condutor e pedidos de recursos de multa pela internet. O sistema, batizado de Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), foi desenvolvido pela Celepar.

Segundo o Detran-PR, os serviços estão disponíveis para proprietários de veículo de Curitiba após convênio com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran).

Para fazer o procedimento pela internet o usuário precisa acessar o site da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) e seguir os passos indicados. É necessário o cadastro prévio na plataforma.

O Detran-PR já utiliza outros recursos tecnológicos. O motorista já pode consultar os pontos da carteira de habilitação, verificar o andamento da emissão da CNH, emitir um extrato de débitos do veículo (IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e infrações) e também o extrato das multas pagas.

Por meio do aplicativo Detran Inteligente, é possível solicitar emissão da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitir guias de pagamento de multas, IPVA e licenciamento, recuperar o número de processos do Detran e, ainda, agendar atendimento para unidades onde este serviço está disponível.