c√Ęmara municipal de apucarana
Compartilhar

Indulto de Natal: 67 presos não retornam às cadeias

Com Metro CuritibaDos 1.540 presos que cumprem pena em regime semiaberto e foram beneficiados com a saída temporária no ..

Andreza Rossini - 12 de janeiro de 2018, 09:01

Com Metro Curitiba

Dos 1.540 presos que cumprem pena em regime semiaberto e foram beneficiados com a saída temporária no fim de ano no Paraná, 67 não retornaram.

O balan√ßo divulgado na quinta-feira (11) pelo Depen (Departamento Penitenci√°rio do Paran√°) mostra um √≠ndice de evas√£o de 4,35%, n√ļmero similar ao do ano passado, com uma leve diminui√ß√£o, L√° 4,99% dos detentos n√£o voltaram.

Como n√£o se apresentaram nas unidades penais no prazo estabelecido, os 67 agora s√£o considerados foragidos. As unidades v√£o comunicar o Poder Judici√°rio para que seja expedido um novo mandado de pris√£o. As sa√≠das tempor√°rias est√£o fundamentadas na Lei de Execu√ß√£o Penal (n¬į 7.210/84).

O benefício visa a ressocialização de presos por meio do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando.

A Col√īnia Penal Agroindustrial do Paran√°, em Piraquara, na Regi√£o Metropolitana de Curitiba, √© a unidade de regime semiaberto que ter√° o maior n√ļmero de beneficiados, com 1.030 libera√ß√Ķes.

Nas outras unidades penais do Paran√° ser√£o: 202 do Centro de Reintegra√ß√£o Social de Londrina; 228 da Col√īnia Penal Industrial de Maring√°; 118 do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava; 48 do Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa; 105 da Penitenci√°ria Estadual de Francisco Beltr√£o e um detento da Penitenci√°ria Estadual de Cruzeiro do Oeste.