
Depen pretende liberar uso de telefones em presídios
Andreza Rossini
13 de outubro de 2016, 15:46
Repórter Juliana Goss, BandNews FM CuritibaO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado no Paraná mesmo com..
Andreza Rossini - 13 de outubro de 2016, 17:24
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado no Paraná mesmo com mais de 280 colégios ocupados por estudantes. Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, vinculado ao Ministério da Educação, e que é responsável pela realização da prova, afirma que o exame será mantido nos dias 5 e 6 de novembro. Caso alguma escola onde será aplicado o teste esteja ocupada nos dias de provas, o INEP destaca que tomará as medidas necessárias para garantir que nenhum inscrito no Enem seja prejudicado.
A informação de que a prova não seria realizada no Paraná por conta das ocupações foi divulgada pelo chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, nas redes sociais. A publicação já foi retirada da página.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se posicionou em nota, dizendo que recebeu o alerta dos técnicos do INEP de que a aplicação das provas corria risco, e por isso, a informação teria sido levada ao chefe da Casa Civil.
O protesto é contra a Medida Provisória 746 do governo federal que estabelece a reforma do ensino médio no país. O governador Beto Richa divulgou vídeo convocando a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas, na pessoa de seu presidente, Matheus dos Santos, para discutir a reforma com o estado e assegurou que nenhuma disciplina será retirada da grade curricular das escolas estaduais paranaenses.
A reestruturação do ensino médio prevê, entre outras medidas, que, durante um ano e meio, o aluno curse uma grade curricular padrão e, no período restante, ele poderá decidir em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar. O estudante pode escolher entre cinco ênfases: linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza, ou ainda optar pela formação técnica profissional. A reforma também prevê o aumento da oferta de ensino médio em período integral.