Quais as infrações mais cometidas no trânsito de Curitiba? Em média, são 138 multas aplicadas por dia

William Bittar - CBN Curitiba e Vinicius Cordeiro

trânsito curitiba multas infrações

De janeiro até julho, mais de 28 mil autuações foram registradas em Curitiba, segundo um levantamento da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito. Ou seja, os dados representam uma média de 138 multas de trânsito por dia.

De fevereiro a julho do ano passado, foram 24.379 multas. Já em todo os meses de 2018, foram aplicadas 57.400 multas.

A frota de veículos de Curitiba é de pouco mais de 1,4 milhão, segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Com isso, o número de motoristas multados pela Guarda Municipal não chega a 0,3% do total, sem levar em conta a frota da Região Metropolitana, que também trafega pela cidade.

Atualmente, 351 guardas municipais têm atribuição de aplicar autos de infração de trânsito, em meio às atividades cotidianas de patrulhamento preventivo e operações que desempenham, no centro da cidade e também nos bairros.

TOP-4

A infração mais flagrada pelos guardas municipais nos sete primeiros meses deste ano é dos condutores estacionarem no passeio. Para o diretor de Fiscalização da Superintendência de Trânsito, Wagnelson de Oliveira, ressalta que a irregularidade atrapalha o deslocamento dos pedestres.

“O grande problema é que atrapalha as pessoas com deficiência visual, física, senhoras com carrinho de bebê… O pedestre do dia a dia”, avaliou.

A segunda infração mais aplicada pelos guardas é o estacionamento em local ou horário proibido especificamente pela sinalização.

Fechando o pódio, o terceiro episódio mais recorrente é a falta do uso de cinto de segurança pelo motorista ou pelo passageiro do veículo.

Por fim, o quarto lugar ficou com os motoristas multados por dirigir enquanto falavam ou mexiam no telefone celular.

Previous ArticleNext Article