Inscritos no Enem 2020 não puderam fazer prova em Curitiba

Redação e Vanessa Fernandes - CBN Curitiba

enem 2020 inscritos curitiba

Estudantes que fizeram inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 não puderam realizar as provas marcadas para este domingo (17), em Curitiba, porque as salas das escolas, atingiram 50% da capacidade. Por conta da pandemia de covid-19, foram exigidos o uso obrigatório da máscara e o distanciamento social, o que resultou no impedimento de diversos inscritos ocuparem as salas.

Diversos relatos foram enviados à CBN Curitiba em pelo menos três locais de prova. Em um deles, na escola Francisco Zardo em Santa Felicidade, a estudante Amanda Arend chegou às 12h30, meia hora antes do fechamento dos portões, e mesmo assim não pôde realizar a prova.

A mãe da estudante, Letícia, conta como a filha foi informada de que não realizaria a prova, assim como outros estudantes.

“Quando ela chegou na sala dela, estava com a identidade na mão e a fiscal falou para ir na coordenação. Ela chegou lá e falaram que a sala já tinha atingido 50% da capacidade e ela teria que remarcar a prova”, conta.

Já estudantes que foram à Escola Francisco Zardo, segundo Amanda Arend, foram informados de que a escola havia recebido na noite anterior, uma relação de estudantes que deveriam remarcar a prova pois a capacidade da sala, não deveria ultrapassar os 50%.

Para a estudante de 18 anos, que deseja cursar Jornalismo, a decepção foi imensa após um ano atípico de estudos. Sem saber quando ou se poderá realizar a prova, Amanda disse estar perdida.

“Cheguei lá e tinha um monte de gente tão confusa quanto eu, sem entender nada. E aí falaram que a gente não podia fazer a prova porque as salas já estavam lotadas. Ninguém sabia responder nada para a gente, nem como iríamos remarcar a prova. Até chegar em casa, ainda estava [com a sensação] de o que está acontecendo, como que eu vou fazer essa prova depois”, afirmou.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AFIRMA QUE APENAS CEDEU AS SALAS EM CURITIBA

A CBN Curitiba entrou em contato com a Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná que informou que apenas cedeu as salas para realização das provas. O Ministério da Educação informou através da assessoria, que assuntos relacionados ao Enem são de responsabilidade do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Já o Inep, procurado pela redação da CBN, ainda não emitiu seu posicionamento.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhou o primeiro dia do Enem 2020 em Curitiba ao lado do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, e do vice-governador Darci Piana.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="739835" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]