Instituto de meteorologia alerta para tempestade no Paraná

Francielly Azevedo


O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu, nesta segunda-feira (13), um alerta para possibilidade de uma tempestade que pode atingir várias cidades do Paraná.

O alerta amarelo é válido até às 10h desta terça-feira (14) e prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de até 60 km/h.

O instituto alerta para o risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

As regiões afetadas podem ser  a Região Metropolitana de Curitiba, central, norte paranaense e o oeste. Também há risco de pancadas de grande intensidade no litoral, mais próximo da divisa com Santa Catarina.

O Instituto ainda alerta para queda de 3ºC a 5ºC na temperatura. No entanto, não há previsão de geada.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), “o eixo da frente fria continua a se deslocar sobre o Oceano, entre o litoral sul de São Paulo e o norte do Paraná”.

“As temperaturas registradas às 14 h, na rede de estações meteorológicas automáticas do Simepar, indicam que a incursão do ar frio que escoa pelo oeste do Sul do País chegou também aos setores oeste, sudoeste até o noroeste do Paraná onde na grande maioria dos registros os valores não superaram os 20 °C”, disse o meteorologista Cezar Duquia.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.