Instituto de meteorologia emite novo alerta de tempestade com granizo no Paraná

Francielly Azevedo


Um novo alerta de tempestade foi emitido pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para essa terça-feira (26). A chuva forte deve atingir todas as regiões do Paraná com possibilidade de queda de granizo.

O alerta laranja começou às 00h e é válido até às 21h59 de hoje. Ele prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora. Os ventos podem chegar de 60 a 100 km/h. Conforme o Inmet, há riscos para falta de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de árvores e alagamentos. 

  • A lista dos municípios pode ser acessada no link.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a mudança nas condições climáticos ocorrem devido a aproximação de uma frente fria que se desloca pelos estados do Sul do país.

“A frente fria segue provocando chuvas em todas as regiões do estado do Paraná. As chuvas são mais significativas e estão acompanhadas de descargas atmosféricas nas regiões Oeste, Noroeste, centro-noroeste e Norte Pioneiro. Até as 03 h 30 min os maiores volumes de chuva foram registrados nos municípios de Ivaí, 19,0 mm, Cambará, 21,8 mm, Japira, 17,6 mm, Maringá, 16,4 mm e Santo Antônio da Platina, 26,0 mm”, disse o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib.

Alerta na segunda-feira

Nesta segunda-feira (25), o Inmet já havia alertado para chuvas em várias regiões do Estado. Entre a tarde e a noite de ontem, vários municípios registraram ocorrências de chuvas.

De acordo com a meteorologista do Simepar, Beatriz Porto, a aproximação da frente fria encontrou um ambiente muito aquecido e favorável para a formação de vários núcleos de chuva forte. A rápida mudança nas características do tempo proporcionou o aumento na intensidade dos ventos.

As estações meteorológicas (Simepar e INMET) espalhadas sobre o estado, registraram rajadas de vento fortes em diversos pontos. Em Ivaí, no sudeste, os ventos alcançaram os 69,8 km/h. Em Jaguariaíva, no centro oriental, foram observados ventos de 65,9 km/h. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o vento chegou a 96,5 km/h. Também tiveram rajadas de ventos fortes em Cambará, no norte pioneiro, com 66,6 km/h; em Maringá, também no norte, com 68,4 km/h; Dois Vizinhos, no sudoeste, com 76,7 km/h; e Planalto, também no sudoeste, com 104,0 km/h,

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.