Institutos alertam para a formação de ciclone extratropical e tempestades no fim de semana

Fernando Garcel


Os institutos de meteorologia lançaram alertas sobre chuvas intensas para os próximos dias em Curitiba, Litoral e outras regiões do estado. O mar deve ficar agitado nas próximas horas devido a formação de um ciclone extratropical, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que deve se deslocar para o oceano no sábado e domingo. A previsão do Simepar projeta ondas superiores a sete metros no litoral gaúcho e de até cinco no Paraná.

Ciclone extratropical representado pela letra B / Projeção FNMOC – WW3 – GLOBAL para as 24 h de 27/10/2018

Segundo os especialistas, o tempo é instável em todas as regiões do Paraná já nesta sexta-feira. O céu deve se manter encoberto por nuvens e já há precipitação de chuvas em vários municípios. Pela manhã, as regiões do oeste e noroeste já apresentam ocorrências de trovoadas.

“Seguimos com chuvas em várias regiões do Paraná. As precipitações são fracas no momento. No Paraguai e Mato Grosso do Sul chove mais forte, com trovoadas, devido a presença de um sistema de baixa pressão. Entre a região de Curitiba e as praias o vento predomina de leste, favorecendo ingresso de umidade do Oceano. Na região da serra Mar choveu perto de 10 mm nas primeiras 3 horas desta sexta-feira”, explica o meteorologista Samuel Braun.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja, válido a partir da meia-noite de sábado até às 14 horas de domingo, sobre a formação de tempestades com ventos de até 100 km/h na faixa leste dos três estados do Sul.

No domingo, o ciclone deve continuar se deslocando para o oceano mas as alturas máximas das ondas continuam altas do litoral norte do Rio Grande do Sul ao litoral sul de São Paulo. Os ventos previstos são de moderados a fortes e a direção varia de sul a sudeste.

Previous ArticleNext Article