Inverno começa com chuvas acima da média no Paraná

Mariana Ohde


A semana e deve começar chuvosa no Paraná, seguindo a tendência do final de semana. A chuva persiste até a quarta-feira (22) e deve ser constante durante todo o início deste inverno, que começa nesta segunda-feira (20), às 19h, e termina apenas no dia 22 de setembro.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a partir do final de julho, o fenômeno La Niña deve manter o tempo seco e as temperaturas mais baixas. “Em junho, o Paraná ainda poderá registrar chuvas ligeiramente acima da média, porém para agosto e setembro, a previsão é de redução no volume de chuvas, que deve ficar na faixa média”, explica Duquia.

Quanto às temperaturas, as projeções sugerem comportamento normal, diferentemente do registrado nos últimos anos. As massas de ar frio previstas para esta época do ano devem provocar geadas frequentes principalmente entre o centro e o sul. Para o norte são previstos de três a cinco eventos, ficando dentro do comportamento normal para esta época do ano. Em relação à neve, que todos os anos gera expectativa nos curitibanos, o Simepar informa que não é possível prever o fenômeno com mais de cinco dias de antecedência.

“O inverno tipicamente paranaense apresenta geadas frequentes e registra temperaturas negativas quando as massas de ar frio, ao se deslocarem pelo sul do país, adquirem uma trajetória continental”, observa Duquia. Estas massas provocam uma estabilidade prolongada que afeta a distribuição das chuvas ao longo dos três meses, razão pela qual este é o período do ano com menor volume de chuvas.

(Com informações do Simepar)

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal