IPTU 2021: carnê não será enviado neste ano em Curitiba; saiba como imprimir

Redação

iptu, iptu 2021, iptu 2020, iptu 2021 curitiba, imposto, segunda via iptu, imprimir iptu, imposto predial e territorial urbano, prefeitura, prefeitura de curitiba, curitiba

Os boletos para o pagamento do IPTU 2021 em Curitiba serão enviados pela prefeitura até o final de janeiro, pelos correios. Os donos de imóveis na capital também receberão a cobrança da (TCL) Taxa de Coleta de Lixo.

Quem optar por fazer os pagamentos à vista receberá desconto de 4%. Nestes caso, a data de vencimento é 10 de fevereiro. Outra alternativa é fazer o pagamento divido em 10 parcelas, mas sem o desconto.

Diferentemente do que aconteceu nos últimos anos, em 2021 não será enviado o carnê do IPTU com todas as parcelas. Por isso, quem optar pelo pagamento em 10 vezes precisará, obrigatoriamente, emitir o próprio documento.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a opção por não fazer o envio do carnê completo é para economizar recursos de impressão. Além disso, vem de encontro ao projeto de modernização do da cobrança do imposto.

Outro argumento favorável à decisão, segundo a prefeitura, é o fato de que cerca de 30% dos carnês impressos do Imposto Predial e Territorial Urbano são devolvidos porque os Correios não conseguem localizar o destinatário.

Neste ano, o imposto sofreu um reajuste de 7%. Os valores não eram reajustados desde 2015. Cobrada à parte a Taxa de Coleta de Lixo custa R$ 275,40 para imóveis residenciais e R$ 471,60 para imóveis comerciais.

COMO EMITIR O BOLETO DO IPTU 2021 CURITIBA

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o cidadão que deseja fazer o pagamento do imposto parcelado em até 10 vezes, tem três opções para emitir os documentos.

  • Pela internet, por meio deste link (informar a inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do imóvel)
  • Pelo Curitiba App, disponível para smartphones e tablets da plataforma Android ou iOS
  • Ou pessoalmente, nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, nas dez Ruas da Cidadania

DATA DE VECIMENTO

Quem decidir pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano à vista deve quitar a dívida até o dia 10 de fevereiro. Após esse prazo, não haverá mais o desconto de 4% sobre o valor do débito.

Para quem escolher o pagamento parcelado em 10 vezes, as cobranças ocorrem entre fevereiro e novembro, com datas vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês. As datas exatas estão informadas no boleto do IPTU 2021 Curitiba.

SEGUNDA VIA DO IPTU 2021 CURITIBA

A segunda via do IPTU 2021 Curitiba pode ser solicitada por quem não recebeu pelo Correios o documento para pagamento à vista ou pagamento da primeira parcela. Quem deseja antecipar o pagamento também pode acessar a 2ª via.

  • Pela internet, por meio deste link
  • Pelo Curitiba App, disponível para smartphones e tablets da plataforma Android ou iOS
  • Ou pessoalmente, nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, nas dez Ruas da Cidadania

A partir do documento impresso, ou do código de barras, o IPTU 2021 Curitiba poderá ser pago por meio do internet banking, nos caixas automáticos, na boca de caixa dos bancos conveniados, e com cartão de crédito e débito.

Quem não conseguiu pagar o IPTU do ano passado, pode aderir ao Refic, o programa de refinanciamento de dívidas de Curitiba, até o dia 29 de janeiro. Os débitos podem ser parcelados em até 36 vezes.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="737278" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]