IPTU em Curitiba pode ser pago agora também via PIX

O pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta de Lixo em Curitiba pode ser feito via PIX a partir desta semana.

Redação - 16 de fevereiro de 2022, 17:50

Foto: Daniel Castellano / SMCS
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta de Lixo em Curitiba pode ser feito via PIX a partir desta semana.

Atualmente apenas o pagamento referente ao ano de 2022 está disponível via PIX, que também estará disponível para outros impostos municipais como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).

Somente entre segunda-feira (14) e terça-feira (15) foram registrados 2 mil pagamentos de IPTU via PIX em Curitiba.

Para utilizar a ferramenta é preciso acessar o site da Prefeitura de Curitiba e clicar no botão 'serviço on-line'.

Depois é preciso informar a inscrição imobiliária e sublote ou a indicação fiscal do imóvel.

A plataforma então irá mostrar uma tela que dá opções de pagamento via documento de arrecadação municipal, cartão magnético, crédito ou débito ou PIX.

Para finalizar o processo é preciso acessar o aplicativo do banco no qual será debitado o pagamento e apontar a câmera do celular para o QR code da página no computador.

"O uso de soluções tecnológicas deve se traduzir em menor esforço e maior agilidade para o cidadão, e este é o caso do uso do Pix para pagamento de tributos", explicou o secretário da Smap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

O pagamento do ITPU e outros impostos municipais já é utilizado por cidades como Boa Vista (Roraima) e Palmas (Tocantins) e também está em vias de ser implantado em Florianópolis (Santa Catarina), Cuiabá (Mato Grosso), João Pessoa (Paraíba), Rio Branco (Acre) e Aracaju (Sergipe).

LEIA MAIS: Grave acidente na BR-376 pode ter comprometido água de rios do Litoral