Itaipu quebra recorde de visitação em 2017

Fernando Garcel


A Itaipu Binacional alcançou a marca histórica de 957.486 visitantes neste ano. Com o número, o turismo na região supera o recorde do ano anterior que era de 955.397 pessoas. O número abrange as duas modalidades de visitas, institucional e turística, com entradas pelas margens brasileira e paraguaia registradas até esta sexta-feira (29). O novo recorde será consolidado após a contabilização das visitas até o último dia do ano, neste domingo (31).

“Além de 2017 ter sido um bom ano para o turismo nacional, intensificamos a promoção da marca Itaipu Turismo, tanto no contexto nacional como no internacional, refletindo em ações para a divulgação do atrativo, o que certamente impactou positivamente neste resultado”, avalia o gestor do turismo na Itaipu e assistente da Diretoria Geral Brasileira, Alexandre Pacheco.

Entre essas ações, Pacheco destaca o lançamento do Passaporte 3 Maravilhas, que permite a compra de entrada para a Itaipu, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras, três dos principais atrativos da cidade, de uma só vez, com descontos e vantagens.

“Em um ano de recuperação para muitos setores da economia, a Itaipu, com mais este recorde, agradece à equipe que tão bem trabalha no atendimento aos visitantes e também ao próprio turista, que cada vez mais nos orgulha com a sua presença e traz benefícios diretos para região”, ressalta Pacheco.

Como visitar

As visitas à usina de Itaipu começaram há 41 anos, durante as obras de construção da hidrelétrica. Desde então, mais de 20 milhões de pessoas de todo o mundo já tiveram a oportunidade de conhecer os diversos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e deslumbrar-se com a grandiosidade da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Atualmente, há dois tipos de visitas pela margem brasileira: a institucional/técnico-científica e a turística. Todas partem do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), na Avenida Tancredo Neves, 6702, em Foz do Iguaçu (PR).

Administrada pela Divisão de Relações Públicas da Itaipu, a visita institucional/técnico-científica é gratuita e voltada a autoridades, grupos de estudantes, professores, pesquisadores e representantes de escolas, universidades, órgãos públicos e entidades diversas. Deve ser previamente agendada e está sujeita à disponibilidade de atendimento. Mais informações pelos telefones (45) 3520-6988 e 3520-6985 ou pelo e-mail rp@itaipu.gov.br.

As visitas turísticas são gerenciadas pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). Para garantir o melhor atendimento possível e a busca constante de satisfação dos visitantes, a partir de 2007 foi adotada a cobrança de entrada. Os recursos obtidos com a venda dos ingressos são usados para a operação e manutenção do CTI, o que garante empregos diretos e indiretos para cerca de 250 pessoas. Parte também é destinada ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região.

Entre as diversas opções de passeio estão o Circuito Especial, a Visita Panorâmica, o Ecomuseu, a Iluminação da Barragem, o Polo Astronômico, o Kattamaram e o Refúgio Biológico Bela Vista.

Previous ArticleNext Article