Itaipu River Games em Santa Terezinha de Itaipu

Pedro Ribeiro


O Festival Itaipu River Games, que reúne música e esportes radicais como slackline e BMX, terá uma edição especial de inverno no último fim de semana de julho (dias 30 e 31), em Santa Terezinha de Itaipu (PR). As atividades serão no Ginásio de Esportes Natalino Spada. A entrada será gratuita nos dois dias. O evento, que também abrigará a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Slackline, tem o apoio da Itaipu Binacional. A organização é da Adere (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia).

As atrações começam sempre ao meio dia e prosseguem até meia noite, no sábado, e até o final da tarde, no domingo. Durante o festival, os visitantes também poderão participar das oficinas de slackline ministradas por atletas da equipe Adere Slack Foz. Para o Campeonato Paranaense de Slackline são esperados 25 atletas, de oito municípios do Estado. Foz do Iguaçu têm tradição nas etapas anteriores. Nas duas últimas, em abril e maio, o vencedor foi o atleta Hallan Garcia, da equipe Adere Slack Foz.

Nos dois dias, as atividades esportivas serão embaladas por programação musical. O DJ Bruno Ribeiro, de Foz do Iguaçu, é quem comandará as pick-ups. No sábado à noite o público também poderá acompanhar o show da banda de reggae “Bob Kurupi” e de grupos de rap.

Integração

Santa Terezinha de Itaipu foi escolhida por fazer parte do projeto da Adere e da Itaipu Binacional para estimular a relação entre os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. O festival já passou pelas cidades de Santa Helena, no mês de abril, e de Guaíra, em fevereiro. A perspectiva é que outros municípios da região Oeste do Paraná também possam entrar no circuito.

Medianeira, Marechal Candido Rondon e Entre Rios do Oeste demonstraram interesse em receber o River Games, segundo o presidente da Adere, Raby Khalil. Na semana passada, a Adere e representantes de 16 localidades do oeste paranaense se reuniram para discutir a proposta de expandir o festival. “Estamos trabalhando em um projeto piloto neste ano. Mas, a cada edição, ele vem se consolidando e ganhando força. Nossa intenção é aumentar o número competições e modalidades esportivas para os próximos anos”, adiantou o presidente.

A edição de inverno do Itaipu River Games também terá apoio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Associação de Skate de Foz do Iguaçu.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal