
Prefeitura de Curitiba antecipa feiras do fim de semana para essa sexta-feira (28)
Vinicius Cordeiro
27 de maio de 2021, 16:12
A Vara da Infância e da Juventude de Londrina determinou nesta quinta-feira (27), o retorno das aulas presenciais nas cr..
Jorge de Sousa - 27 de maio de 2021, 17:55
A Vara da Infância e da Juventude de Londrina determinou nesta quinta-feira (27), o retorno das aulas presenciais nas creches e escolas públicas municipais em até 20 dias.
A decisão suspende o Decreto Municipal 286/2021 da Prefeitura de Londrina e atende pedido feito pelo Ministério Público do Paraná, em ação civil pública ajuizada pela 22ª Promotoria de Justiça da Comarca.
O argumento da liminar é a igualdade na oferta da atividade educacional presencial para alunos da rede privada e rede pública do sistema municipal de ensino.
Além disso, a decisão aponta que desde 5 de março, o Decreto Estadual 7.020 do Governo do Paraná prevê a retomada das aulas presenciais nas escolas do estado, mas em Londrina apenas as instituições particulares estavam autorizadas a retornarem.
Também foi pontuado na liminar que atualmente diversos serviços como bares, shoppings e academias estão autorizados para funcionarem em Londrina, enquanto as escolas públicas seguem fechadas.
"Somente as escolas públicas municipais ou conveniadas com o Município de Londrina permanecem fechadas há mais de um ano e dois meses, dando causa a inúmeros prejuízos, de diversas ordens, à população infantojuvenil de Londrina", pontuou a decisão.
Entre as medidas que as creches e escolas municipais deverão adotar na retomada das aulas presenciais estão os roteiros escalonados e híbridos, permitindo o revezamento de alunos e menor ocupação nas salas de aulas.
Ainda caberá aos pais ou responsáveis legais a decisão de colocarem as crianças e adolescentes no regime presencial de aulas.
Já a Prefeitura de Londrina irá precisar apresentar um plano de ação para a retomada das aulas presenciais, incluindo protocolos de segurança, orientações e parâmetros técnicos e monitores para que a população tenha ciência quando as escolas poderão ser fechadas novamente.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Londrina confirmou que irá decorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Paraná e que entende não ser adequado o retorno das aulas presenciais neste momento da pandemia da Covid-19.
Confira abaixo a nota da Prefeitura de Londrina:
A rede municipal de ensino está preparada para o retorno das aulas presenciais desde junho de 2020, porém, o entendimento da Prefeitura de Londrina é que não é o momento adequado para o retorno as aulas em virtude da gravidade do momento da pandemia do Covid.
Lembramos que atualmente, o decreto municipal permite que cada sala de aula em todas as unidades escolares atenda até 5 alunos simultaneamente.
Em relação à decisão judicial proferida agora a tarde, pela Vara da Infância e da Juventude de Londrina, o Município respeita a decisão, porém vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado.
LEIA MAIS: Decreto é alterado: Governo do Paraná amplia funcionamento de restaurantes e bares