Laboratório de Curitiba tem exame para detectar Coronavírus

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba

Laboratório Curitiba Coronavírus teste exame dez dias

Um laboratório curitibano desenvolveu um exame para identificar o novo coronavírus em seres humanos.

A proposta é elaborar um diagnóstico mais rápido e específico do que os convencionais, em dez dias. De acordo com a empresa responsável pelo estudo, o exame é feito a partir da coleta da mucosa do paciente.

Em entrevista à Radio Band News Curitiba, o gerente geral do laboratório Nelson Gaburo, explica que o material coletado é comparado com a sequência de DNA do novo coronavírus, a partir do resultado é possível identificar se uma pessoa foi infectada ou não.

”Chegou material, você usa uma técnica chamada as técnicas molecular, em tempo real , sequenciamento ou até mesmo sequenciamento massivo extraí o material, você junta com os reagentes que a gente padronizou, a gente resenhou, a gente mandou sintetizar e aí você vai para a a próxima parte que é analisar o resultado, no teste a rotina é feita com controles positivos, controle negativos, controle interno da reação, porque é aí que ele vai dizer se existe amostra se existe algum tipo de lá que ele foi extraído de forma afetiva e aí são controles de reação pra que você garante o resultado, você libera o resultado específico, positivo ou negativo do coronavírus.”

Ainda não há registro da doença no Brasil. No entanto, para atender qualquer eventual demanda para estudo de casos suspeitos, o laboratório deve disponibilizar o resultado para agilizar o diagnóstico até mesmo na rede pública.

Segundo Nelson, apesar do exame ainda estar na fase de testes, a expectativa é de que nos próximos dias ele esteja disponível para utilização.

” Então a partir daqui uns 10 dias quando eu acabar de desenvolver, aí o teste ele bateu pra mim, entrou no laboratório e em 24 horas eu libero, mas a grande vantagem dos testes moleculares é a especifidade, rapidez versos agilidade vai depender da técnica utilizada. Então hoje qualquer laboratório que tenha as boas práticas de moleculares você pode liberar o resultado em 24 horas, há não ser que você usa uma outra técnica que é o sequenciamento mafisio que ele é mais complexo de fazer, tem mais etapas na rotina então ele demora uns 8 dias para serem feitos. Então teste molecular que a gente está desenvolvendo é um teste específico para o novo coronavírus, você estuda algumas regiões do vírus e todas elas vão ficar positivas, são basicamente, essas técnicas são de fácil acesso, de fácil abstenção, ágil e específica”

NOVO CORONAVÍRUS

O coronavírus  matou pelo menos 425 pessoas na China, uma outra morte também foi registrada nas Filipinas. Os casos confirmados ultrapassam os 20 mil e 400 somente na China. Outros 159 casos são investigados em 24 países. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil quatorze pessoas estão sob cuidados médicos com suspeita da doença.

Os sinais comuns da infecção do Novo Coronavírus incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até a morte.

 

Previous ArticleNext Article