
Homem é preso após agredir companheira às margens da BR-376, em Apucarana
Redação
12 de julho de 2020, 09:34
Nesta semana, uma lista com nome de pessoas infectadas pela Covid-19 em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na ..
Redação - 12 de julho de 2020, 10:17
Nesta semana, uma lista com nome de pessoas infectadas pela Covid-19 em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na internet com dados sigilosos.
Após tomar conhecimento do ocorrido, a Prefeitura determinou, neste sábado (11), que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir a pessoa responsável pela divulgação.
De acordo com a Prefeitura de Arapongas, a lista o nome e dados sigilosos de pessoas infectadas pela Covid-19 fica disponível apenas para alguns setores da secretaria da saúde que realizam o monitoramento dos pacientes.
Em nota, o município afirmou que já tem algumas pistas que devem levar à pessoa ou o grupo responsável pela divulgação.
A descoberta aconteceu após uma moradora, que está curada do novo coronavírus, receber a ligação de uma amiga, que não havia contado sobre a doença, perguntar como ela estava.
Quando confrontada, a amiga afirmou que recebeu a lista com os nomes, telefone, endereço e o posto de saúde de atendimento pelo WhatsApp.
“Os dados são sigilosos, a divulgação sem o consentimento do município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também. Vamos abrir um processo administrativo para apurar a origem do vazamento, com potenciais punições graves aos envolvidos”, afirmou o secretário da saúde, Moacir Paludetto Júnior.
Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal.
A Prefeitura de Arapongas levou o caso até a Polícia Civil da cidade.