Lista de pessoas infectadas pela Covid-19 em Arapongas é divulgada na internet

Redação

Um processo administrativo foi aberto para apurar quem foi o responsável pela divulgação dos dados sigilosos
Covid-19: Curitiba quebra a marca de 1,4 mil mortes pela doença

Nesta semana, uma lista com nome de pessoas infectadas pela Covid-19 em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na internet com dados sigilosos.

Após tomar conhecimento do ocorrido, a Prefeitura determinou, neste sábado (11), que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir a pessoa responsável pela divulgação.

NOME DE INFECTADOS PELA COVID-19 EM ARAPONGAS FOI DIVULGADO NO WHATSAPP

De acordo com a Prefeitura de Arapongas, a lista o nome e dados sigilosos de pessoas infectadas pela Covid-19 fica disponível apenas para alguns setores da secretaria da saúde que realizam o monitoramento dos pacientes.

Em nota, o município afirmou que já tem algumas pistas que devem levar à pessoa ou o grupo responsável pela divulgação.

A descoberta aconteceu após uma moradora, que está curada do novo coronavírus, receber a ligação de uma amiga, que não havia contado sobre a doença, perguntar como ela estava.

Quando confrontada, a amiga afirmou que recebeu a lista com os nomes, telefone, endereço e o posto de saúde de atendimento pelo WhatsApp.

“Os dados são sigilosos, a divulgação sem o consentimento do município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também. Vamos abrir um processo administrativo para apurar a origem do vazamento, com potenciais punições graves aos envolvidos”, afirmou o secretário da saúde, Moacir Paludetto Júnior.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal.

A Prefeitura de Arapongas levou o caso até a Polícia Civil da cidade.

Previous ArticleNext Article