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Litoral atraiu 11% de turistas de fora do estado nesta temporada
Foto: Ari Dias/AEN

Litoral atraiu 11% de turistas de fora do estado nesta temporada

Uma pesquisa divulgada pela Secretaria do Turismo do estado mostra que 87,9% dos turistas que frequentaram a região no período são paranaenses

Ana Flavia Silva - quarta-feira, 15 de março de 2023 - 19:01

A maioria dos visitantes do litoral paranaense durante a Operação Verão 2023 foram do próprio Paraná. Uma pesquisa divulgada pela Secretaria do Turismo do estado mostra que 87,9% dos turistas que frequentaram a região no período são paranaenses. Em segundo lugar estão os visitantes de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que representam 11% do índice. Já os turistas internacionais representam 1% do total, originários principalmente da Argentina e do Paraguai.

LEVANTAMENTO NO LITORAL

A coleta dos dados foi feita entre os dias 1º e 30 de janeiro. Ao todo, 2.776 entrevistas foram respondidas pelo público que foi até os postos de informações turísticas de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e às estruturas de informações turísticas itinerantes em Antonina, Morretes e Paranaguá.

Segundo o levantamento, 28% turistas permaneceram no litoral entre cinco e sete noites. 18% ficaram entre três e quatro noites, 15% entre oito e dez noites e 10% ficaram apenas um dia. Guaratuba foi o principal destino: 37,6% dos visitantes pernoitaram no município, enquanto 34,2% foram para Pontal do Paraná e 23,7% para Matinhos.

Dos respondentes, cerca de 37% ficaram em casa própria, 26% em imóvel alugado e 14% em imóvel de parentes ou amigos. A sondagem ainda afirma que 85% já conheciam o Litoral do Paraná.

“O objetivo foi avaliar o turismo receptivo na região, buscando entender os hábitos de viagem das pessoas que visitam o Paraná, bem como os pontos positivos e aqueles em que a estrutura precisa melhorar. A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de estratégias para melhorar a experiência nos atrativos turísticos do Estado. Obviamente que o levantamento deve ser realizado com frequência, para podermos monitorar e medir os resultados”, explica o secretário Marcio Nunes.

INTELIGÊNCIA TURÍSTICA

Segundo a Secretaria, uma coordenação de “inteligência e estratégia turística” foi definida com a missão de reunir e analisar dados locais e globais sobre os segmentos turísticos.

Esse mapeamento é um resultado dessa estratégia. Os próximos a serem divulgados trarão dados sobre os visitantes dos principais atrativos turísticos; monitoramento do Cadastur (o cadastro turístico do governo federal); monitoramento dos empregos e estabelecimento turísticos; e, por fim, o monitoramento do tráfego aéreo.

“Nossa missão é não apenas reunir os dados, mas estruturá-los, agregá-los e analisá-los corretamente para que possam nortear a condução de políticas de inteligência mercadológica e competitiva no turismo paranaense, alinhando expectativas, estabelecendo níveis de interação com parceiros estratégicos, com estados e municípios, além de profissionais e empreendimentos do setor”, disse o diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria de Turismo, Marcelo Martini.
 

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