
Vítima de explosão em apartamento deixa hospital depois de 23 dias
Angelo Sfair
22 de julho de 2019, 14:45
O litoral do Paraná teve presenças especiais nesse último final de semana. No sábado (20), uma baleia jubarte apareceu e..
Redação - 22 de julho de 2019, 17:18
O litoral do Paraná teve presenças especiais nesse último final de semana. No sábado (20), uma baleia jubarte apareceu em Paranaguá. Já no domingo (21), um pequeno lobo-marinho descansou na praia de Matinhos e entreteve as pessoas da região.
O mais legal é que a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) diz que a cena pode se repetir durante a semana.
"Ele pode vir à praia diversas vezes para descanso. Tanto pode continuar no litoral do estado, quanto pode ir para o litoral de São Paulo ou Santa Catarina", afirmou.
Segundo ela, o animal está bem e veio, provavelmente, da Argentina ou do Uruguai em busca de alimento.
"É um indivíduo juvenil, que vem sendo observado desde Itajaí. Nossa equipe fez o isolamento da área em parceria com a Guarda Municipal de Matinhos e conversamos com as pessoas que estavam no entorno para respeitar o espaço desse animal", completou.
A baleia Jubarte foi vista no canal de navegação da baía de Paranaguá. Foi a primeira vez que o animal é avistado em área interna da baía. No entanto, o monitoramento feito no estado já registrou visitas de baleias nos últimos anos.
De acordo com a espécie Megaptera novaeangliae tem hábitos migratórios. Além disso, deve ter vindo das regiões da Antártica para aproveitar as águas quentes do litoral brasileiro e se reproduzir.
A notícia ruim do final de semana foi a morte de uma baleia-mink, de pequeno porte. O corpo do animal foi encontrado boiando na baía de Paranaguá.
Caso alguém aviste uma baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, deve entrar em contato com a equipe do CEM pelo telefone: 0800 642 3341.