Descanso de lobo-marinho no litoral do Paraná pode se repetir, diz especialista

Redação e Kelly Frizzo - Repórter da BandNews FM

lobo-marinho Paraná


O litoral do Paraná teve presenças especiais nesse último final de semana. No sábado (20), uma baleia jubarte apareceu em Paranaguá. Já no domingo (21), um pequeno lobo-marinho descansou na praia de Matinhos e entreteve as pessoas da região.

O mais legal é que a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) diz que a cena pode se repetir durante a semana.

“Ele pode vir à praia diversas vezes para descanso. Tanto pode continuar no litoral do estado, quanto pode ir para o litoral de São Paulo ou Santa Catarina”, afirmou.

Segundo ela, o animal está bem e veio, provavelmente, da Argentina ou do Uruguai em busca de alimento.

“É um indivíduo juvenil, que vem sendo observado desde Itajaí. Nossa equipe fez o isolamento da área em parceria com a Guarda Municipal de Matinhos e conversamos com as pessoas que estavam no entorno para respeitar o espaço desse animal”, completou.

Iti malia: lobo-marinho na areia de Matinhos. Foto: divulgação/Almir Alves

BALEIAS

A baleia Jubarte foi vista no canal de navegação da baía de Paranaguá. Foi a primeira vez que o animal é avistado em área interna da baía. No entanto, o monitoramento feito no estado já registrou visitas de baleias nos últimos anos.

De acordo com a espécie Megaptera novaeangliae tem hábitos migratórios. Além disso, deve ter vindo das regiões da Antártica para aproveitar as águas quentes do litoral brasileiro e se reproduzir.

A notícia ruim do final de semana foi a morte de uma baleia-mink, de pequeno porte. O corpo do animal foi encontrado boiando na baía de Paranaguá.

Caso alguém aviste uma baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, deve entrar em contato com a equipe do CEM pelo telefone: 0800 642 3341.

Previous ArticleNext Article