Lobo-Marinho que foi solto no mar é encontrado na praia de Ipanema

Um dos dois lobos-marinhos que foram soltos no mar e reintegrados à natureza na semana passada voltou ao litoral ..

Fábio Kiil - BandNews FM Curitiba - 08 de fevereiro de 2019, 11:53

Um dos dois lobos-marinhos que foram soltos no mar e reintegrados à natureza na semana passada voltou ao litoral e foi encontrado na orla no balneário Ipanema, na manhã desta quarta-feira (06). O animal tinha sido solto pelos técnicos do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da UFPR depois de passar por reabilitação.

O lobo-marinho encontrado foi facilmente identificado pela equipe pois recebeu um microchip e teve a pelagem descolorida na região dorsal.

"A lobinha passa bem, ela perdeu um pouco de peso e está com as condições de saúde excelentes. Infelizmente ela retornou, possivelmente em busca de alimento. No centro de reabilitação ela estava caçando de maneira perfeita mas no ambiente natural isso não aconteceu e esse deve ser o motivo dela ter buscado áreas como a de Ipanema para buscar alimento", explica a bióloga Camila Domit.

A bióloga conta que agora o lobo-marinho vai ficar no centro de reabilitação e um grupo de especialistas vai analisar a possibilidade de nova reintegração dele à natureza

"Nesse momento a gente está avaliando qual vai ser o encaminhamento para esse animal. Ele já é considerado reabilitado no sentido físico. Entretanto, se ele não buscar alimento sozinho no ambiente natural, ele não poderia ser solto novamente. A gente está discutindo essa questão com outros especialistas e logo vamos ter uma decisão sobre o melhor encaminhamento para esse animal", complementa Camila.

Os dois lobos-marinhos foram soltos em alto mar, em um local próximo ao Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, a 6 milhas da costa, no dia 30 de janeiro. Na área, a pesca ou qualquer tipo de exploração danosa à natureza é proibida.