Mais de 23 toneladas de lixo são retiradas do litoral do Paraná na virada do ano

Na virada do ano, coletores  retiraram 23.510 toneladas de lixo do Litoral do Paraná, da orla de Guaratuba, Matinhos e P..

Redação - 05 de janeiro de 2022, 07:53

André Thiago/Sanepar
André Thiago/Sanepar

Na virada do ano, coletores  retiraram 23.510 toneladas de lixo do Litoral do Paraná, da orla de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Esse foi o maior volume diário de lixo retirado da praia pela Sanepar nesta temporada.

Desde que a atividade foi iniciada, em 17 de dezembro de 2021, foram quase 250 toneladas de resíduos retiradas da orla, uma média de 15.577 quilos por dia. Os coletores têm distribuído sacolinhas plásticas para que os próprios banhistas recolham o lixo que produzem enquanto estão na praia.

A Companhia também deixou 400 tambores nas calçadas próximas à orla nos municípios de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná para receber os resíduos gerados na beira-mar.

Os serviços da Sanepar incluem limpeza, varrição e separação de resíduos e são feitos diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, num trecho de cerca de 48 km.

Na limpeza das areias, são utilizados 10 quadriciclos e 10 carretinhas, com atuação de cerca de 130 trabalhadores, entre coletores, motoristas e supervisores, a maioria moradores do Litoral paranaense. A coleta de resíduos na orla vai até o início de março de 2022.