Um ato público em protesto ao caso Mari Ferrer deve reunir centenas de manifestantes na tarde deste sábado (7), no Centro de Curitiba. Organizado pelas redes sociais, a manifestação cobra justiça contra a cultura do estupro, após denúncia feita pela influenciadora digital contra um empresário, que acabou inocentado pela justiça de Santa Catarina sob alegação de “estupro culposo”.
De acordo com a organização do evento, a manifestação acontece às 14h na Praça Santos Andrade. Até as 11h, 659 pessoas haviam confirmado presença no ato. Outras 1.300 confirmaram interesse em participar.
Os organizadores ressaltam para a necessidade de se respeitar os protocolos sanitários para o combate à covid-19, como o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.
O caso envolvendo Mari Ferrer ganhou repercussão nacional e até internacional na última terça-feira (3), após trechos da audiência por videoconferência serem publicados pelo site The Intercept. Nas imagens, o advogado do empresário André de Camargo Aranha, Cláudio Gastão da Rosa Filho, aparece humilhando Mariana, e expondo fotos sensuais dela sem conexão alguma com o caso.
O Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina oficiou o advogado por sua conduta durante a audiência.
O juiz do caso, Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, que em momento algum interrompe as agressões verbais do advogado e inocentou o acusado de estupro, também tem sua conduta apurada, através de um procedimento disciplinar aberto pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
“ESTUPRO CULPOSO” REPERCUTE NAS REDES SOCIAIS
A partir do vazamento das imagens audiência via videoconferência, o caso gerou ampla repercussão e revolta nas redes sociais, com as hashtags #justiçapormariferrer e #estuproculposo entre as mais utilizadas na semana.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes também comentou as imagens, e as classificou como estarrecedoras.
Além do ato em Curitiba, outras manifestações foram convocadas no país neste sábado, como em Florianópolis, Foz do Iguaçu e Belo Horizonte.