Manifestantes mascarados invadem prédio histórico da UFPR

Redação


Manifestantes invadiram o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, nesta quinta-feira (3) à noite.

O grupo chegou às 22h, alguns deles mascarados, e forçou a entrada no prédio. A porta de vidro da universidade foi quebrada na confusão e o edifício foi fechado pelos manifestantes que conseguiram entrar. Eles afirmam que a ocupação é uma ação para fortalecer o movimento dos estudantes secundaristas.

Na manhã desta sexta-feira (4), estudantes contra a ocupação se reuniram com os ocupantes e com o reitor Zaki Akel para negociar. Os coordenadores do curso de direito da universidade estão dentro do prédio conversando com os manifestantes também. O objetivo é chegar a um acordo para a desocupação.

O prédio histórico, um dos principais da universidade, abriga cursos como Direito e Psicologia. É o oitavo prédio ocupado. As ocupações na UFPR começaram nos prédios Dom Pedro I e Dom Pedro II, do complexo da Reitoria. Agora, o Politécnico, os campi do Jardim Botânico e no litoral também têm ocupações. Na ocasião da ocupação da Reitoria, a universidade afirmou que as ocupações eram legítimas, pois não havia registros de prejuízo ao patrimônio ou às atividades da instituição até então.

Os manifestantes, em sua maioria estudantes, começaram as ocupações de escolas e universidades no Paraná no início de outubro. Eles são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos e está sendo analisada no Senado. A proposta era denominada PEC 241 em tramitação na Câmara dos Deputados. Os estudantes também se opõem à Medida Provisória (MP) 746, que prevê a reforma do ensino médio.

Segundo a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), o Paraná tem 850 escolas ocupadas, já a Secretaria da Educação contabiliza cerca de 560.

[insertmedia id=”EnaAJqV6yG0″]

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="395386" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]