Maria Fumaça Iluminada terá apresentações de teatro em Curitiba e no Litoral

Andreza Rossini


A Maria Fumaça volta a circular pelo Paraná durante o Natal. Neste ano, o projeto “Rumo ao Natal” traz também um espetáculo teatral inédito e gratuito para as comunidades vizinhas da ferrovia. O trem vai passar por oito cidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

As doze apresentações acontecem a partir do próximo dia 30. “A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron.

Além do teatro, a locomotiva Mogul 11, irá circular iluminada pela primeira vez. “Essa Maria Fumaça é centenária. Além de preservar a memória ferroviária, também é uma oportunidade de levar ao público a magia e as luzes do Natal”, ressalta Carmen.

 

Maria Fumaça e Papai Noel

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto traz a peça “Rumo ao Natal”, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel.

O  espetáculo fala sobre amor ao próximo. “No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro” explica o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo.

“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro. Dessa forma, podemos estender a beleza natalina a áreas fora dos centros das cidades”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz, quem viabilizou o projeto junto ao Ministério da Cultura.

 

Uma locomotiva de 134 anos

 

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná.

O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo. “Até onde temos notícia, essa é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, conta o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.

 

Programação

A Maria Fumaça terá circulação iluminada em quatro dias, e espetáculos teatrais previstos para as 20h30*. Confira os locais e datas das apresentações teatrais:

CAJURU
Data: 30 de novembro
Endereço: Rua Emílio Bertolini, 100
PINHAIS 
Data: 1º de dezembro
Endereço: Avenida Iraí, número 155 – Bairro Weissópolis
PIRAQUARA
Data: 02 de dezembro
Endereço: Rua Manoel Alves Cordeiro esquina com Av. Getúlio Vargas
LAPA 
Data: 06 de dezembro
Endereço: Rua da Saudade, Estação Ferroviária, sem número
IGUAÇU (BOQUEIRÃO) 
Data: 08 de dezembro
Endereço: Rua Nair Ferraz, Sem número
CACHOEIRA (ALM. TAMANDARÉ) 
Data: 13 de dezembro
Endereço: Av. Francisco Kruger, entre os números 5474 e 5700
ESTRIBO AHÚ 
Data: 14 de dezembro
Endereço: Rua Flávio Dallegrave, n. 6039
ALTO DA XV 
Data: 15 de dezembro
Endereço: Rua Flávio Dallegrave esquina com Rua Dias da Rocha Filho
RODOFERROVIÁRIA 
Data: 16 de dezembro
Endereço: Av. Dr. Dário Lopes dos Santos, entre os números 671 e 419
PARANAGUÁ 
Data: 19 de dezembro
Endereço: Rua Tufi Maron na passagem de nível próximo ao cruzamento com Av. Roque Vernalha
ALEXANDRA
Data: 20 de dezembro
Endereço: R. do Portinho, s/n ao lado da estação de trem
MORRETES 
Data: 21 de dezembro
Endereço: Rua Antônio Vieira dos Santos esquina com Rua Padre Saviniano.

Previous ArticleNext Article