Maringá entra em epidemia de dengue

O novo informe técnico da dengue, zika e chikungunya divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde ..

Roger Pereira - 26 de abril de 2016, 22:14

O novo informe técnico da dengue, zika e chikungunya divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria Estadual da Saúde aponta mais três municípios em epidemia de dengue, entre eles, a terceira maior cidade do estado, Maringá, que ao lado de Ivatuba e Mandaguaçu passou a apresentar mais de 300 casos da doença a cada 100 mil habitantes. No total, agora são 59 municípios epidêmicos no Estado.

O número de casos confirmados no Paraná agora é de 38.470 – 4.420 a mais do que na última semana. Dos 399 municípios do Estado, 301 apresentam casos confirmados de dengue nas 22 Regionais de Saúde. Os casos de chikungunya passaram de 50 para 56 em uma semana. Desses, apenas cinco casos são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município de residência.

Os casos de zika passaram para 263, com 94 casos importados – confirmados em pessoas que foram contaminadas durante período de viagem de até 15 dias que antecederam o início dos sintomas da doença. Destes, 25 são gestantes.

A atualização dos números de zika colocou, pela primeira vez, dois municípios do Estado em alerta para situação de epidemia: Colorado, na região Norte, e Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste. No novo boletim, as duas cidades apresentam mais de 100 casos a cada 100 mil habitantes.