Maringá flexibiliza medidas contra a covid-19, mas mantém toque de recolher; veja o que muda

Redação

Maringá divulga lista de pessoas beneficiadas com auxílio emergencial

A Prefeitura de Maringá publicou nesta sexta-feira (30) um novo decreto que flexibiliza as medidas restritivas no combate à pandemia da covid-19 na cidade. Entre as novas regras, estão liberadas eventos e confraternizações com a presença de até cem pessoas. Por outro lado, o toque de recolher segue mantido na cidade.

As novas regras passam a valer a partir das 5h deste sábado (31) e valem até o fim do dia 9 de agosto.

Ainda segundo a prefeitura, seguem vigentes as medidas não alteradas com o novo decreto, entre elas o toque de recolher, das 23h às 5h e a proibição de abertura dos mercados aos domingos.

Apesar de liberar eventos com até cem pessoas, a administração pública ressalta que festas acima de 30 pessoas dependem de autorização prévia da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, via e-mail, e poderão contar com ocupação máxima de 50% da capacidade do espaço. Já os encontros com até 30 participantes seguem liberados.

O decreto também passa a permitir música ao vivo com no máximo quatro integrantes em eventos e estabelecimentos de alimentação e entretenimento. Nesses casos, fica vedada a utilização de pistas de dança.

Os esportes coletivos também ficam autorizados em Maringá, de segunda a domingo, das 6 às 22 horas.

A realização de cultos, missas e reuniões religiosas de modo presencial, por sua vez, poderão ocorrer com até 50% da ocupação dos espaços.

Ainda conforme a Prefeitura de Maringá, também está autorizada a presença de crianças em supermercados.

HORÁRIO ESTENDIDO DO COMÉRCIO PARA O DIA DOS PAIS

O novo decreto municipal divulgado nesta sexta-feira estabelece ainda que em virtude do Dia dos Pais, uma das principais datas para o comércio, as lojas autorizadas a funcionar, excepcionalmente, na sexta-feira, 6 de agosto, no horário das 8h às 20h.

Nos sábados, 7 e 14 de agosto, o horário poderá se estender até as 18 horas para as atividades comerciais, galerias e centros comerciais. Nos demais dias permanecem válidos os horários dos decretos anteriores.

INDICADORES DA COVID-19 EM QUEDA NA CIDADE CANÇÃO

O decreto 1460/2021 da Prefeitura de Maringá ressalta que a flexibilização gradual das medidas de contenção da covid-19 acompanha a queda nos indicadores da doença na cidade.

Conforme a administração municipal, a média móvel de casos da covid-19 teve redução de 45,38% nos últimos 14 dias, enquanto a média móvel de mortes na cidade caiu 17,95%, considerado o mesmo período.

Hoje, a ocupação dos leitos de UTI SUS Covid na cidade está em 42%.

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na quinta-feira (29), aponta que Maringá registrou 59.440 casos e 1.463 mortes desde o início da pandemia.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="779568" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]