Marinha alerta para ciclone subtropical que pode atingir o Paraná

Francielly Azevedo

marinha ciclone subtropical litoral

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta para formação de um ciclone subtropical, nesta quinta-feira, com deslocamento para região sul. O fenômeno climático deve afetar o litoral do Paraná.

De acordo com a Marinha, há possibilidade de ondas de até quatro metros de altura e ventos que podem alcançar os 63 km/h.

O fenômeno foi batizado de tempestade subtropical “Kurumim”,  que em Tupi-Guarani significa “menino”.

Em função disso, a Marinha alertam os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte para que não se arrisquem no mar. A orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer prática em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.

ORIENTAÇÃO

A Marinha do Brasil emite avisos de mau tempo pela internet e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

A Marinha orienta que os navegantes consultem essas informações antes de se saírem ao mar.

INMET EMITE ALERTA DE TEMPESTADE

O Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um alerta de tempestade para esta quinta-feira (23).

O alerta laranja é válido até às 23h de hoje e prevê chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos podem chegar a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Paraná, a tempestade pode atingir a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral paranaense.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.