Matinhos flexibiliza obrigatoriedade da apresentação de passaporte de vacinação

A Secretaria da Saúde de Matinhos, no litoral do Paraná, flexibilizou temporariamente a obrigatoriedade da apresentação ..

BandNews FM Curitiba - 17 de janeiro de 2022, 19:04

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria da Saúde de Matinhos, no litoral do Paraná, flexibilizou temporariamente a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina em espaços públicos e privados de uso coletivo.

Essa fiscalização foi decretada no município devido ao aumento de diagnósticos positivos de Covid-19 e a crescente dos casos de gripe H3N2 e H1N1. A medida foi adotada pela instabilidade do sistema do CONECTSUS e inconsistências apresentadas pelo sistema.

Segundo nota oficial publicada pela Secretaria da Saúde de Matinhos não se pode penalizar comerciantes e cidadãos por não cumprirem o decreto por conta do colapso no sistema do Ministério da Saúde.

A Secretaria, mesmo com a flexibilização, reforça a colaboração dos comerciantes, para que seja solicitada a vacinação em dia para toda a população.

A medida vale até a restauração do aplicativo, quando o município deve voltar a exigir a apresentação do comprovante de vacinação.

LEIA MAIS: Audiências de instrução do Caso Ana Paula Campestrini começam nesta semana