Matrículas para escolas estaduais começam nesta segunda-feira

Redação

matrículas, escolas estaduais, rede pública de ensino, matrícula online, secretaria da educação, paraná

Começam nesta segunda-feira (21) as matrículas para o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais do Paraná. Isso vale tanto para alunos de continuidade quanto para novos estudantes que irão cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ou 4º ano do Ensino Médio. A matrícula deve ser feita entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Uma das novidades deste ano é a possibilidade de fazer a matrícula online. O sistema foi desenvolvido pela Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte). Também é possível fazer a matrícula nas própria escolas, conforme as orientações da secretaria.

MATRÍCULA ONLINE PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS

Os jovens que já estudam em escolas estaduais e pretendem continuar na rede pública estadual de ensino devem acessar a Área do Aluno e confirmar a vaga na instituição que já está matriculado.

Além disso, caso o estudante queira mudar de uma escola para outra, o jovem ou os pais podem indicar até três instituições de ensino. Neste caso, as solicitações de vaga serão analisadas e os resultados serão divulgados em dezembro.

No caso dos alunos do 5º ano e do 9º ano, em fase de transição no ensinos fundamental e médio, os pais ou responsáveis devem acessar o sistema e confirmar a matrícula. É o próprio sistema quem define a escola mais indicada. A escolha é feita conforme referência geográfica. Ou seja, é indicada a escola mais próxima do endereço residencial confirmado.

Da mesma forma, os estudantes nesta fase também podem indicar outras escolas, caso haja essa preferência. Assim como no caso dos demais alunos da rede pública, é possível indicar até três escolas estaduais de preferência. O resultado também será divulgado no início de dezembro.

* Com informações da AEN

Previous ArticleNext Article