Mesário mais antigo do Paraná tem 82 anos

Lorena Pelanda e BandNews FM Curitiba

Há cinco eleições, o aposentado Helvecio Avelino da Silva trabalha durante o atendimento aos eleitores. Ele é o mesário mais antigo no Paraná, com 82 anos. Neste primeiro turno das eleições não é diferente. Helvecio acordou cedo para ser um dos mesários da Escola Municipal Professora América da Costa Saboia, na CIC, em Curitiba.

“Gosto de ficar no meio do povo. Distrai a gente. O Brasil precisa mudar e formar mais emprego para o povo. Quero trabalhar em todas as eleições daqui pra frente”, afirma.

De acordo com o TRE, o número de mesários voluntários aumentou este ano. Em todo o Paraná são 50 mil e em Curitiba o número está em 10 mil mesários voluntários. Gabriel Alves Itame, tem vinte e nove anos e é a segunda eleição que vai participar como mesário voluntário. “É importante fazer o nosso papel na sociedade. Ser mesário é uma boa oportunidade para isso”, conta o mesário.

Ele conta que gosta de colaborar porque entende a participação como uma oportunidade de exercer a própria cidadania e assim, atuar no processo democrático. Além disso, ele vê o quão difícil é o envolvimento das pessoas e por isso, essa seria uma ajuda para corrigir a carência de pessoas que atuam nessa função.

Previous ArticleNext Article
Lorena Pelanda
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba