Mestres da capoeira nacional participam de evento em Curitiba

Ana Cláudia Freire

Começa nesta quinta-feira (22) o “D’agosto de Jogar”, um encontro nacional de praticantes de capoeira, que acontece na capital e vai até sábado (24).

A programação terá palestras e oficinas de aperfeiçoamento, rodas, batizado, maculelê, formatura e troca de corda para mais de 200 pessoas entre adultos e crianças.

O encontro faz o faz parte da celebração dos dez anos do Instituto de Arte e Cultura Brasileira Tribus Capoeira (Instituto Tribus) e acontece nos nos auditórios do Museu da Vida e do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Entre os convidados para o evento e que participam das trocas de cordas no dia 23, estão os mestres Gavião, do Rio de Janeiro; Jaiminho, de Minas Gerais; Mancha, do Rio de Janeiro; e Cesar, de São Paulo.

Também estão confirmados os mestres Brasília, de São Paulo (SP); Meinha, de São Paulo; Fabinho, do Distrito Federal; Chiquinho, de Santa Catarina; Jânio, do Distrito Federal e o Contramestre Asa Delta, do Tocantins.

Segundo o educador Marcel Stocco, a capoeira não deve ser vista apenas como um esporte, capaz de trazer agilidade e equilíbrio. “Ela vai muito além. Dentro da metodologia desenvolvida pelo Instituto Tribus – que atende mais de 2.500 pessoas entre crianças, jovens e adultos em Curitiba e Região Metropolitana – a capoeira trabalha o ser humano como um todo: a parte física, a moral e o intelecto”, enfatiza.

Confira a programação completa do evento aqui.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal