Ministério da Saúde investiga circulação da variante delta no Paraná

Redação

ministério da saúde, investigação, variante delta, delta, cepa indiana, sesa, beto preto, covid-19

A circulação da variante delta do coronavírus no Paraná é alvo de investigação do Ministério da Saúde, com o apoio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e da Vigilância Sanitária. O objetivo é entender a origem das sete infecções pela cepa indiana no território paranaense.

Os casos forma confirmados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), após sequenciamento genômico em amostras randômicas enviadas semanalmente pela Sesa. Os casos foram confirmados em Apucarana (4), Rolândia, (1), Mandaguari (1) e Francisco Beltrão (1).

Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde não reconhece a transmissão comunitária da variante delta no Paraná.

As equipes do Ministério da Saúde, com apoio de autoridades estaduais, dividiram a investigação em duas frentes de trabalho. Um está instalada em Londrina, na região norte do Paraná, e outra na região sudoeste, em Francisco Beltrão.

Os investigadores integram o EpiSUS (Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde).

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que cada caso será analisado individualmente. “É uma continuidade do rastreio que estamos fazendo desde que a primeira informação [sobre a variante delta] veio à tona”, disse.

O chefe da pasta lembra que a alternância das variantes predominantes do coronavírus é algo natural e esperado, se tratando de um organismo que evolui e se adapta ao ambiente em que está inserido.

O trabalho busca identificar pessoas que em algum momento, entre abril a junho, possam ter estabelecido qualquer tipo de contato com casos confirmados, mesmo que tenha sido um contato mínimo, a partir de 15 minutos de proximidade.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="775138" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]