MON inaugura primeira extensão fora de Curitiba em Cascavel

A nova célula do Museu Oscar Niemeyer já está disponível para visitação na cidade, com a exposição "África, Expressões Artísticas de um Continente"

Lorenzzo Gusso - 11 de fevereiro de 2022, 16:53

Foto: Reprodução/AEN
Foto: Reprodução/AEN

 O Museu Oscar Niemeyer (MON) abriu hoje, em Cascavel, sua primeira célula fora de Curitiba com a exposição "África, Expressões Artísticas de um Continente".

 A extensão do museu, localizada no Complexo Cultural Sefrin Filho (Teatro Municipal), teve sua inauguração nesta quinta (10) com 200 obras africanas doadas ao MON pelo casal Ivani e Jorge Yunes, donos de uma das maiores coleções de arte do Brasil.

 “Temos o melhor museu da América Latina que agora está em Cascavel e já começando com uma exposição extraordinária do continente africano, contando a história e a cultura dos reis, de todos", disse o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos.

Exposição no MON Cascavel

 Dentre o acervo, adquirido ao longo de 50 anos pelo casal, estão disponíveis para visitação: Máscaras, bustos, cabeças de bronze, esculturas, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais.

 Todas essas obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, no Continente Africano.

 O curador da exposição no MON de Cascavel, Renato Araújo da Silva, comentou a importância da apresentação inaugural:

 "Essas obras elas têm uma força simbólica muito grande. São obras que têm alguma representação principalmente da fertilidade, da abundância, são todos elementos que aparecem muito nessas obras de arte africana."

MON, Cartão postal do Paraná

 O MON é um dos principais museus do Brasil e o maior museu de arte da América Latina, com mais de 9 mil peças em seu acervo.

 O próprio museu é uma obra de arte, já que foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, também responsável pelos desenhos do Palácio do Planalto, da Alvorada, o Congresso Nacional, a Praça da Apoteose e até a Sede da ONU em Nova York.

MON Cascavel - Horários de funcionamento:

Segunda-feira – fechado;
Terça a quinta-feira das 10h às 18h;
Sexta-feira das 13h às 21h;
Sábados e Domingos 11h às 16h30.