Moradores da Grande Curitiba, Litoral e turistas devem tomar vacina contra febre amarela

Fernando Garcel


Moradores de Curitiba, região metropolitana, e do Litoral, ou quem planeja visitar as praias paranaenses, devem procurar a vacinação contra o vírus que causa a febre amarela. A vacinação é recomendada para pessoas entre nove meses e 59 anos que nunca tenham se vacinado. Ontem, a Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso da doença no Paraná.

Primeiro caso de febre amarela é confirmado no Paraná

Segundo o diretor da Sesa, Nestor Werner Júnior, o último caso autoctone [quando o caso não é importado de outra região] registrado no Paraná aconteceu em 2015.

Na situação recente, o jovem, de 21 anos, que nunca tinha sido vacinado, esteve na região de Guaraqueçaba. “É um local de mata atlântica, com circulação de macacos. Ele está internado, fora de risco e quase de alta”, explica o diretor.

Além do caso confirmado, a Sesa aguarda o resultado de 29 exames laboratoriais de pacientes suspeitos de terem adquirido a doença.

“Essas 29 notificações nos dão conta que o sistema e vigilância está atento e nossos profissionais entendem que sintomas parecidos devem ser notificados. O diagnóstico diferencial deve ser realizado para excluir a possibilidade de uma ou outra doença, inclusive a febre amarela”, explica Werner.

O sistema de saúde pública do Paraná conta com estoque de 300 mil doses da vacina que estão disponíveis em todas as regionais. De acordo com o diretor da Sesa, caso exista necessidade de mais doses o Paraná será contemplado pelo Ministério da Saúde.

Sintomas

Os sintomas são febre com início súbito em pessoas que nunca tomaram a vacina contra a febre amarela ou com vacinação há menos de 10 dias e que tenham estado em áreas de matas, rios ou áreas de circulação viral comprovada nos últimos 15 dias.

Essas condições devem estar associadas a outros dois ou mais sinais, como cefaleia, náusea, vômitos, dor articular, dor abdominal, dor lombar, icterícia ou hemorragias.

Com informações de William Bittar – CBN Curitiba

Previous ArticleNext Article