Morre Valdir Pagnoncelli, ex-presidente da Aerp, aos 74 anos

O radialista era proprietário das rádios Educadora e Vizinhança FM, de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. Ele tratava um câncer desde 2011.

Redação - 11 de maio de 2022, 14:40

(Foto: Divulgação/Rádio Educadora)
(Foto: Divulgação/Rádio Educadora)

Morreu nesta quarta-feira (11), Valdir Pagnoncelli, aos 74 anos. Ele foi presidente da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) entre os anos de 2001 e 2003 e tratava um câncer desde 2011.

Valdir era radialista e proprietário das rádios Educadora e Vizinhança FM, de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná. A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias. 

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, lamentou a morte do radialista. 

“Valdir contribuiu muito para a comunicação paranaense, sobretudo em Dois Vizinhos, com uma série de iniciativas que fizeram a diferença na região. É uma perda irreparável. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, lamentou Debiasi.

Já o presidente da Aerp, Caique Agustini, lembrou do trabalho dele na Aerp: "Valdir Pagnoncelli enfrentou um dos períodos institucionais mais difíceis da Aerp. E foi ele quem suportou e fez o que era necessário para preservar a entidade e seus associados. Além de tudo, um grande coração, um grande homem que deixa uma família linda e um legado institucional fantástico".

Valdir Pagnoncelli deixa a esposa e três filhos: Giovani, Raquel e Renata. O corpo do radialista é velado em Francisco Beltrão. Às 16 horas, acontece uma missa de corpo presente, e na sequência haverá uma cerimônia para cremação.

VALDIR PAGNONCELLI DEIXA LEGADO PARA A RADIODIFUSÃO DO PARANÁ

Valdir Pagnoncelli nasceu em 1948, em Sananduva, no Rio Grande do Sul. Aos nove anos, foi morar com a família em Dois Vizinhos. 

Durante a vida adulta, realizou atividades comerciais e públicas na cidade. Como parte do legado, fundou as emissoras de rádio Educadora, em 1977, e Vizinhança, em 1991, emissoras que permanecem em atividade na cidade. 

Valdir também era escritor. Publicou a Revista “História dos 25 anos e a Revista dos 40 anos da Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos”. Escreveu o livro sobre a “História dos 40 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua”. Publicou a obra “História de Dois Vizinhos”, em parceria com Jaime Guzzo e Ivan Lovizon e colaborou na edição de “Saiba mais sobre Radiodifusão”, que trata da organização comercial de uma emissora de rádio.

Em 2019, fez a publicação do livro “A Ilha, Vestígios e Histórias no Rio Santana”, com registros históricos da região.

Para 2022, está previsto ainda o lançamento de obra marcada por histórias da chegada dos imigrantes italianos e também o livro “Pai e Filho, Nani & Diro”, que é uma autobiografia.