
PF apura ligação de membros de máfia italiana com aprensão de toneladas de cocaína em Paranaguá
Fernando Garcel
08 de julho de 2019, 11:38
Um homem morreu nesta segunda-feira (08), em Curitiba, depois de ter sido resgatado na rua. Ele foi levado a uma UPA (Un..
Angelo Sfair - 08 de julho de 2019, 15:05
Um homem morreu nesta segunda-feira (08), em Curitiba, depois de ter sido resgatado na rua. Ele foi levado a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas não resistiu. A cidade amanheceu com 2°C nos termômetros. Essa pode ter sido a primeira morte por frio registrada neste inverno.
Uma perícia vai confirmar a causa da morte, mas é provável que a vítima tenha morrido por complicações relacionadas ao frio. A Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba acompanha as investigações.
O homem não teve a identidade e a idade divulgadas. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, ele foi resgatado pela PM-PR (Polícia Militar do Paraná) e encaminhado para a UPA do Boa Vista, na região norte da cidade.
Nesta segunda-feira (08), Curitiba amanheceu com 2°C nos termômetros. No sábado (06), a capital registrou mínima de -1,6°C. Apesar de o frio estar perdendo intensidade, as temperaturas seguem baixas pelo menos até sexta-feira (12).
As ações de acolhimento da população em situação de rua foram intensificadas na semana passada. O trabalho continua com horário estendido pelos próximos dias, sempre que a temperatura mínima prevista foi igual ou menor a 9°C.
O presidente da FAS, Thiago Ferro, orienta a população sobre como proceder ao avistar uma pessoa que possivelmente precisa de ajuda.
"O grande problema da pessoa em situação de rua é quando ela está envolvida com embriaguez ou uso de entorpecente, porque aí ela perde a sensibilidade e às vezes entra em estado de hipotermia, que pode levar à morte", explicou.
Há informações fundamentais para ajudar o serviço de atendimento, como endereço correto e a presença de crianças.
"É importantíssimo, ao ligar para o telefone 156, informar se é homem ou mulher, idade, e principalmente se está com criança. Essas informações junto ao endereço são suficientes para que possamos fazer a abordagem", completou.
Quase 500 pessoas em situação de rua têm sido acolhidas nos Centros da FAS nos últimos dias. Foram 496 pernoites na sexta (05), 439 no sábado (06) e 485 no domingo (07).
O contato com a prefeitura pode ser feito por meio do telefone 156 ou do aplicativo Curitiba 156.