Motos estão em 64% dos acidentes com vítimas em Maringá

Julie Gelenski


Com Metro Jornal Maringá

Embora correspondam a pouco mais de 19% da frota total de veículos de Maringá, as motocicletas correspondem a 64% das vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros na cidade. Levantamento feito junto ao Siate mostra que, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram 556 vítimas atendidas, sendo que 356 estavam em motos. As colisões mais comuns são as com automóveis. De acordo com o médico do Samu e diretor do setor de urgências e emergências da Secretaria de Saúde de Maringá, Maurício Lemos, 40% das vítimas de acidentes de moto sofrem lesões graves.

“Estão associados a traumatismo craniano, fraturas expostas, trauma de tórax e de abdômen. Os outros 60% são de acidentes mais leves em que as vítimas apresentam escoriações”, afirmou Lemos. Ainda segundo o médico, Maringá possui uma característica, que segundo ele, é bem típica, com relação à gravidade das ocorrências. “O que a gente observa é que principalmente entre quinta-feira e domingo, a incidência de acidentes aumenta e a gravidade também. Na sexta-feira (10), por exemplo, foram 26 ocorrências entre 7h e 13h, dentre essas cinco são gravíssimas, ou seja, a situação é muito complexa”, completou.

Ações educativas A Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) pretende intensificar as ações educativas. De acordo com o secretário Gilberto Purpur, o município aguarda a licitação para execução de campanhas de conscientização. “Enquanto não houver essa licitação para executar esse tipo de campanha, temos algumas ações pontuais. Há algumas blitz educativas que temos executado e vamos manter”, afirmou o secretário.

Radares Além da licitação para realizar campanhas, a Semob também aguarda o lançamento do edital para reativar os radares de controle de velocidade. Os 28 equipamentos estão desativados desde julho do ano passado. A expectativa é de que ainda este mês a licitação para contratar a empresa seja realizada.

Tabela acidentes em Maringá
Colaboração Metro Jornal Maringá

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="418800" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]