Turismo: Movimento de visitantes em Itaipu cresce 27% em junho

Fernando Garcel


O balanço de turistas na margem brasileira de Itaipu, no oeste do Paraná, cresceu 27,8% em junho se comparado com o mesmo período do ano passado. Os números foram apresentados pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), área responsável pela gestão do turismo na usina na noite de segunda-feira (3).

O passeio de Kattamaram pelo Lago Itaipu puxou o aumento da visitação. No mês, o salto foi de 97% na comparação com junho de 2016. No semestre, o aumento foi de 68%. De acordo com o CTI, a promoção “Itaipu em Dose Dupla”, que oferece a Visita Panorâmica e o Kattamaram por preço especial, ajudou a atrair mais turistas para o passeio de barco.

Em números absolutos, a Visita Panorâmica continua a ser a mais procurada. Em junho, foram mais de 22 mil turistas, aumento de 19% em relação a igual período do ano passado; no semestre, o número chegou a 158,4 mil. “Com a retomada da economia, a procura dos brasileiros por destinos dentro do País tem aumentado consideravelmente, o que refletiu neste aumento”, avalia Yuri Benites, gerente do CTI.

Alta temporada

Para a alta temporada de julho, mês de férias escolares, o CTI preparou uma série de ações para enfrentar a alta do movimento. A Visita Panorâmica, por exemplo, terá saídas a cada 15 minutos – o normal é uma saída a cada 30 minutos. No Circuito Especial, serão seis saídas diárias, com 40 visitantes atendidos em cada horário.

Já o Polo Astronômico passará a ter quatro saídas diárias e ganhará uma promoção exclusiva, chamada “Universo Itaipu”, na qual o turista ganha desconto de 50% no atrativo se adquirir também a visita Panorâmica ou o Circuito Especial.

Os visitantes que fizerem a Panorâmica ou o Circuito Especial terão ainda desconto de 10% no almoço no Porto Kattammaram.

Cataratas do Iguaçu

No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, a visitação teve um aumento de 14% no semestre. Foram 775,5 mil turistas neste ano, ante 680 mil registrados no mesmo período do ano passado. A administração do parque avalia que, se for mantido esse ritmo, é forte a chance de quebra do recorde anual de visitação. O recorde foi registrado em 2015, quando 1,6 milhões de turistas visitaram o parque.

Previous ArticleNext Article