Lucian Pichetti/ CBNCuritiba
O Ministério Público do Paraná (MPPR) divulgou nesta quinta-feira (14) que pediu a devolução de R$ 835 milhões aos cofres públicos somente neste ano. O valor refere-se ao total requerido pelo MPPR em processos relacionados à proteção do patrimônio público.
Conforme a instituição, o montante seria suficiente para custear, por exemplo, a construção de cerca de 400 creches com capacidade de atendimento de 200 crianças em cada unidade. O procurador-geral de Justiça do Paraná e chefe do MP estadual, Ivonei Sfóggia, explica que esses pedidos são uma obrigação do órgão.
Além da postura repressiva, de judicializar os pedidos de devolução de valores, o MP trabalha de forma extrajudicial. Para o procurador, é uma atuação mais ampla e preventiva.
Além do pedido de devolução dos 835 milhões de reais, foram ajuizadas 80 mil ações penais buscando a condenação de responsáveis pela prática de crimes diversos e propostas 14 mil ações civis públicas com o objetivo de assegurar a efetivação de direitos fundamentais da população, como o acesso à saúde, à educação e à moradia.