MP pede devolução de R$ 835 milhões aos cofres públicos

Jordana Martinez


Lucian Pichetti/ CBNCuritiba

O Ministério Público do Paraná (MPPR) divulgou nesta quinta-feira (14) que pediu a devolução de R$ 835 milhões aos cofres públicos somente neste ano. O valor refere-se ao total requerido pelo MPPR em processos relacionados à proteção do patrimônio público.

Conforme a instituição, o montante seria suficiente para custear, por exemplo, a construção de cerca de 400 creches com capacidade de atendimento de 200 crianças em cada unidade. O procurador-geral de Justiça do Paraná e chefe do MP estadual, Ivonei Sfóggia, explica que esses pedidos são uma obrigação do órgão.

“Esta é uma atuação obrigatória do Ministério Público, que faz o seu trabalho cumprindo com as regras da Constituição”, explicou.

Além da postura repressiva, de judicializar os pedidos de devolução de valores, o MP trabalha de forma extrajudicial. Para o procurador, é uma atuação mais ampla e preventiva.

 “O nosso trabalho é mais significativo na esfera extrajudicial do que judicial, até porque a judicialização é mais demorada, e o extrajudicial você acaba solucionando o problema e recuperando os valores de forma muito mais rápida”, disse.

Além do pedido de devolução dos 835 milhões de reais, foram ajuizadas 80 mil ações penais buscando a condenação de responsáveis pela prática de crimes diversos e propostas 14 mil ações civis públicas com o objetivo de assegurar a efetivação de direitos fundamentais da população, como o acesso à saúde, à educação e à moradia.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.