Mutirão de cidadania vai prestar atendimento jurídico gratuito na próxima semana

Redação


Na próxima segunda-feira (8), moradores de Curitiba e Região Metropolitana, terão a possibilidade de tirar dúvidas e receber apoio – de forma gratuita – sobre demandas jurídicas em diferentes áreas. A Faculdade Estácio Curitiba vai promover o primeiro mutirão do Núcleo de Práticas Jurídicas em 2019. À frente dos atendimentos estarão professores do curso de Direito e alunos do 9º e 10º períodos.

A partir das 19 horas os interessados podem se dirigir a Av. Souza Naves, 1680, onde será aberto os trabalhos de auxílio à comunidade. Até às 21h30 as pessoas terão a oportunidade de tirar dúvidas em diferentes esferas jurídicas entre elas Cível, Empresarial, Trabalho, Família, Criminal, Tributária, Administrativa.

Para a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Estácio Curitiba, Cristiane Castro, diferente dos outros anos em que as dúvidas sobre área de Família e Cível tiveram retrospecto de maior demanda, para o primeiro mutirão do ano estima-se que a área Trabalhista seja a mais consultada. “Percebemos que com a Reforma Trabalhista, já em andamento há mais de um ano no país, muitos cidadãos ainda possuem inúmeras dúvidas daquilo que é possível ser questionado na Justiça ou não. Nossos professores e alunos se debruçaram neste tema nos últimos tempos e, com certeza, quem vier nos consultar terá esclarecimentos satisfatórios”, explica.

A profissional ressalta, porém, que assuntos latentes na sociedade não sairão da pauta, entre eles pensão alimentícia, previdência, ações de cobrança que habitualmente as pessoas trazem com maior frequência para o NPJ. “A intenção é que o cidadão saia do atendimento seguro com a orientação que receberá e saiba como proceder com a demanda que tem em mãos”, destaca.

Para melhor ser atendido por alunos com a orientação de professores especialistas, mestres e doutores da área jurídica, a Faculdade Estácio Curitiba orienta que as pessoas interessadas venham munidas de comprovante de residência, como talões de água ou luz, além de documentos pessoais e de filhos – em casos de pensão alimentícia para menor – ou de certidão de casamento, no caso de divórcio.

Atendimento permanente
Além do mutirão, ao longo do ano os moradores de Curitiba e Região Metropolitana podem buscar auxílio do NPJ da Estácio Curitiba. Neste caso, os atendimentos ocorrem de forma pré-agendada e com renda familiar de até três salários mínimos. “Dependendo da situação, o caso pode até ser levado para ajuizamento”, adianta Cristiane.

Previous ArticleNext Article