Mutirão orienta população trans para retificação de prenome e gênero

Mulheres e homens trans poderão iniciar o processo de retificação de prenome e gênero na próxima semana em Curitiba.

Redação - 27 de abril de 2022, 18:33

Novo 0
Novo 0

Mulheres e homens trans poderão iniciar o processo de retificação de prenome e gênero na próxima segunda-feira (2) em Curitiba.

O Mutirão de Orientação para Retificação de Prenome e Gênero para a População Trans será organizado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná e pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos - Políticas da Diversidade Sexual.

O mutirão será realizado das 10h às 17h, na sede central da Defensoria Pública, na Rua José Bonifácio, 66, 3º andar, no Centro, atrás da Catedral Basílica de Curitiba.

Travestis, transexuais e pessoas não binárias (não se identificam nem como masculino nem feminino) poderão receber gratuitamente informações para darem entrada no processo de retificação de prenome e gênero.

“Será a primeira vez que o mutirão será feito em uma parceria da Defensoria Pública com a Prefeitura de Curitiba. Além do aumento de buscas da população para retificação de prenome e gênero, reconhecemos a importância e necessidade da realização do mutirão”, explicou o assessor de Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura, Fernando Roberto Ruthes. 

O acesso público ainda permite que diversas pessoas trans que não tenham condições financeiras de arcar com as despesas para retificação de prenome e gênero possam realizar esse procedimento.

“É um processo caro e muitas pessoas não têm condições de pagar. No mutirão, será dado o início ao processo, tudo gratuitamente. É um respeito ao direito da pessoa se identificar, ter um nome condizente com a sua identidade de gênero”, continuou Ruthes. 

A população trans que comparecer no mutirão precisa levar ao local os seguintes documentos para dar início aos procedimentos:

- RG e CPF;
- Título de Eleitor(a);
- Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres trans;
- Comprovante de endereço ou declaração de endereço.

LEIA MAIS: Mortes em confrontos policiais aumenta no Paraná, diz MP