Centenas de pinguins foram encontrados mortos no litoral do PR

Francielly Azevedo - CBN Curitiba



Nas duas últimas semanas, cerca de 350 pinguins morreram nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), da Universidade Federal do Paraná, nesta época do ano o número de encalhes de animais vivos e mortos aumenta consideravelmente, principalmente com a chegada das fortes frentes frias e a visita de muitas espécies migratórias.

Conforme o LEC, uma das espécies que visita a costa paranaense é o pinguim-de-magalhães. O animal se desloca do centro-sul ds Argentina pelas correntes marítimas em busca de alimento.

Segundo os especialistas do LEC, os pinguins que chegam ao Paraná estão debilitados, possivelmente por não terem conseguido se alimentar adequadamente durante a migração. Os biólogos explicam, que os pinguins, diferente de focas e lobos marinhos, não vão à praia para descansar, então quando encalham é porque precisam de cuidados médico-veterinário.

O LEC ainda orienta que caso alguém encontre pingüins ou outros animais marinhos na orla paranaense, deve ligar para 0800 6423341 ou 41 3511-8671 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, do Centro de Estudos do Mar.

Dados completos sobre as mortes do pinguins, devem ser divulgados na próxima sexta-feira (21).

Previous ArticleNext Article